O MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

É um sistema único de fortalecimento e alongamento muscular, desenvolvido há mais de 90 anos por Joseph H. Pilates.

Com mais de 500 exercícios que podem ser realizados tanto no solo como em equipamentos especialmente desenvolvidos para sua prática, o método alonga , tonifica os músculos, melhora o equilíbrio e a flexibilidade, alivia ou elimina dores diversas, melhora e corrige a postura e, por desenvolver o corpo como um todo integrado e não trabalhar isoladamente cada grupo muscular, possibilita uma prática completa, sintonizando conscientemente o corpo e mente.

A técnica se baseia em alguns princípios; Respiração, Controle, Centro de Força, Concentração, Fluidez de movimentos e Precisão, sendo os exercícios executados com poucas repetições e alta qualidade de execução.

O propósito de Pilates é a busca da saúde por meio de uma prática de exercícios que revitaliza o corpo e a mente através do movimento consciente. Segundo ele, essa combinação revigora o espírito, que é o fator importante para manter a boa saúde.

Os maiores benefícios da pratica regular de Pilates é o condicionamento físico e a ampliação da consciência corporal. Além disso, o Pilates nos proporciona tônus e alongamento muscular melhora a flexibilidade das articulações, diminui medidas na cintura, coxas, braços e ainda temos melhora na capacidade respiratória , equilíbrio , melhora auto estima , e sem grande ênfase na força abdominal , que não é só uma questão estética mas sim uma maneira de estabilizar a coluna ao invés de tensioná-la.

Como o método Pilates trabalha por meio de movimentos coordenados e aparelhos que interagem de forma harmônica com os movimentos humanos, a técnica passou a ser indicada tanto para pessoas sadias em busca de melhor condicionamento e saúde como para aquelas que precisam de um trabalho específico de reabilitação. Assim podemos notar que cada vez mais médicos e fisioterapeutas indicam Pilates como coadjuvante em diversos tratamentos, sempre adequados a realidade e história de cada pessoa.

Dentre os benefícios proporcionados pela técnica temos:

- aumento de força;
- flexibilidade;
- prevenção de contusões;
- controle respiratório;
- melhora auto estima;
- condicionamento físico;
- movimentos mais fluidos e elegantes;
- equilíbrio entre corpo e mente.